Homem-gol no Mundial, Guerrero foi contratado após consulta do Corinthians na internet

Guerrero comemora seu gol contra o Chelsea, na final do Mundial de Clubes

Paolo Guerrero chegou ao Corinthians em agosto sob desconfiança de parte da torcida. Sobravam razões para isso. Ele assumiu o lugar de Liédson, ídolo do clube. Então desconhecido no Brasil, o peruano tinha o rótulo de brigão na Alemanha. Para aumentar a descrença, Guerrero teve seu nome aprovado no Parque São Jorge após análise em um programa de computador italiano chamado Wyscout.

COMO FUNCIONOU O APLICATIVO NA CONTRATAÇÃO DE GUERRERO

Tite queria um centroavante para ocupar a vaga de Liedson, que estava deixando o clubeNúmeros levantados pelo wyscout mostraram que Guerrero teria o perfil de ataque, tinha experiência e não era tão caroComissão técnica coletou os dados do programa e apresentou a Tite, que pediu a contratação do peruanoGuerrero chegou em agosto. Ele marcou os dois gols do Corinthians  no Mundial de Clubes da Fifa

Bastaram alguns meses para Guerrero justificar a contratação. Ele marcou o gol da vitória do Corinthians contra o Chelsea, 1 a 0, que decretou o bicampeonato do Mundial de Clubes. Antes ele havia anotado o tento do triunfo sobre o Al Ahly, 1 a 0, nas semifinais.
Os gols e outros dados de Guerrero da época pré-Corinthians foram coletados pela equipe técnica de Tite através do site Wyscout.com no começo do segundo semestre. O Corinthians paga mensalidade de R$ 1.800 para ter acesso a informações de atletas pelo mundo inteiro.
Guerrero e Martínez foram dois atletas que tiveram seus históricos monitorados pelo Corinthians. Tite queria um centroavante típico. Daí o nome Paolo Guerrero ganhou força no clube.
“Primeiro a gente seleciona um nome. Depois esse jogador é avaliado por observadores em campo ou através desse programa de computador. São apresentados vídeos do jogador, gols, estatísticas. Essas informações ajudam a definir um reforço”, declarou Fernando Lázaro, filho do ex-lateral Zé Maria, e que coordena o setor de tecnologia do Corinthians.
O aplicativo é seguido por vários clubes internacionais, dentre eles Barcelona, Milan, Inter de Milão, Arsenal, Boca Juniors e outras equipes de ponta.. O Corinthians é o único time brasileiro cadastrado.
O Wyscout surgiu em 2004 por Matteo Campodonico e Falzetti Simone, na Itália. O primeiro clube a se associar foi o Genoa, em 2005. Atualmente são 200 clubes associados.
Pelo aplicativo, o cliente pode refinar sua busca. Por exemplo, um clube quer um atacante destro de até 25 anos com um valor médio estipulado. O programa seleciona todos os atletas que se encaixam neste perfil. O mesmo se aplica a técnicos. O Wyscout também funciona para divulgar um jogador do cliente, detalhando os dados. Ao todo, 30 funcionários trabalham na atualização de dados e captação de imagens de atletas pelo mundo.
O perfil de Guerrero mostra que o atacante nasceu em 1º de janeiro de 1984, em Lima. Ele começou a carreira no Alianza Lima, onde ficou até se tranferir para o Bayern de Munique, em 2002.
Depois de uma temporada na equipe B do Bayern, Guerrero ganhou a chance no time principal, sem conseguir muito destaque. Em 2006 Guerrero trocou de time, indo parar no Hamburgo. Ele ficou na nova equipe até a metade deste ano, quando finalmente se transferiu para o Corinthians.

Fonte: UOL